Apresentação
Quem somos
![[Descrição]: Foto de uma parte de uma sala com mesas alinhadas e cadeiras encostadas na parede. Sobre as mesas estão expostos produtos do LABINC. Na parede está fixada a Tabela Periódica Tátil e há um banner com algumas imagens. [Fim da Descrição]](https://laboratorios.ufpr.br/labinc/wp-content/uploads/sites/41/2025/09/Mesa-com-produtos-LABINC-1024x771.jpg)
O LABINC – Laboratório de Inclusão – é um Projeto de Extensão do Departamento de Expressão Gráfica (DEGRAF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo do Projeto LABINC é suprir a demanda por assessoria na produção de materiais didáticos, a partir da modelagem tridimensional, da animação e da prototipagem rápida, voltados ao processo de ensino/aprendizagem de pessoas com deficiência visual, auditiva, física e mental, por meio do Desenho Universal.
Os participantes do projeto de extensão são estudantes de graduação, docentes e pesquisadores da UFPR, bem como, de outras instituições de ensino ou empresas, que necessitem de assessoria na solução de problemas voltados à confecção e/ou pesquisa de materiais didáticos voltados à Educação Inclusiva.
O projeto permite a integração entre ensino, pesquisa e extensão, permitindo que os estudantes apliquem os conhecimentos obtidos em sala de aula nos projetos, bem como atuem em equipes multidisciplinares. As equipes são integradas por alunos e professores de cursos da UFPR, principalmente Expressão Gráfica, e instituições externas. Além disso, participam estudantes que utilizaram a temática do LABINC em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).
Histórico do Projeto
O Laboratório de Inclusão (LABINC) foi idealizado no final de 2017, com início efetivo das atividades em março de 2018, sob a denominação inicial de “Produção de material didático para o processo de ensino-aprendizagem por meio do desenho universal”. A iniciativa foi concebida pelas professoras do Departamento de Expressão Gráfica (DEGRAF), Profa. Dra. Andrea Faria Andrade e Profa. Dra. Bárbara de Cássia Xavier Cassins Aguiar.
A primeira parceria institucional estabelecida ocorreu com o Colégio Dom Pedro II, a partir da demanda por um dominó tátil destinado ao ensino de frações matemáticas. Em seguida, iniciou-se o desenvolvimento de mapas temáticos táteis voltados ao ensino dos Estados e Biomas Brasileiros, em colaboração com o Instituto Paranaense de Cegos (IPC).
Em 2020, o escopo do projeto foi ampliado, passando a contemplar a concepção de materiais didáticos acessíveis por meio de diferentes tecnologias, de modo a atender pessoas com outras deficiências. Nesse contexto, consolidou-se a criação do LABINC, cujo público-alvo foi estendido, incluindo também a utilização de recursos de Modelagem e Animação e o desenvolvimento de produtos voltados a pessoas com deficiência auditiva.
![[Descrição]: Foto mostrando uma mesa com algumas peças do Dominó Matemático e das Figuras Geométricas expostas. Ao fundo, parte de um banner que mostra as animações em Libras do LABINC. [Fim da descrição]](https://laboratorios.ufpr.br/labinc/wp-content/uploads/sites/41/2025/09/IMG_6608-576x1024.png)
Coordenação do LABINC
2018 a dez/2024
Coordenadora: Profa. Dra. Andrea Faria Andrade
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Bárbara de Cássia Xavier Cassins Aguiar
jan/2025 até o momento
Coordenadora: Profa. Dra. Arabella Natal Galvão da Silva
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Andrea Faria Andrade