Dominó Matemático em Resina
![[Descrição]: Selo redondo com borda azul e meio amarelo com o texto Produto Finalizado. Ao centro, a logo do LABINC. [Fim da descrição]](https://laboratorios.ufpr.br/labinc/wp-content/uploads/sites/41/2025/10/Selo-produto-finalizado_sem-fundo-1.png)
![[Descrição]: Foto do Dominó Matemático em resina, com peças amarelas sobre fundo cinza claro. Em segundo plano está a caixa do domínó com a tampa aberta e algumas peças dentro. Em primeiro plano, outras peças montadas com se fosse uma jogada, além de peças soltas. [Fim da descrição]](https://laboratorios.ufpr.br/labinc/wp-content/uploads/sites/41/2025/08/domino_res0-1-1024x819.jpg)
![[Descrição]: Zoom de uma peça do dominó, mostrando os pontos da fração em Braille e o relevo da figura geométrica. Outras peças aparecem ao fundo. [Fim da descrição]](https://laboratorios.ufpr.br/labinc/wp-content/uploads/sites/41/2025/08/domino_res3-1024x819.jpg)
![[Descrição]: Foto em perspectiva de peças do dominó matemático em resina, com a caixa do dominó ao fundo. [Fim da descrição]](https://laboratorios.ufpr.br/labinc/wp-content/uploads/sites/41/2025/08/domino_res2-1024x819.jpg)
![[Descrição]: Foto em zoom de duas peças do dominó, mostrando as figuras geométricas em relevo, a fração em texto e em Braille. Ao fundo aparece outras peças e parte da caixa. [Fim da descrição]](https://laboratorios.ufpr.br/labinc/wp-content/uploads/sites/41/2025/08/domino_res1-1024x819.jpg)
Objetivo
O Dominó Matemático foi desenvolvido para apoiar o ensino de frações nas aulas de Matemática.
Público-alvo
Estudantes videntes, cegos e/ou com baixa visão.
Descrição
Esta versão do Dominó é fabricada em resina, oferecendo acabamento mais liso e uniforme em comparação ao PLA. Cada peça possui uma fração em texto e em Braille de um lado, e uma figura geométrica do outro. A dinâmica é semelhante ao dominó comum: o estudante deverá unir a fração de uma peça com a figura geométrica de outra peça. As figuras geométricas são sempre divididas em partes iguais e possuem dois níveis de relevo, favorecendo a percepção tátil da fração correspondente. Estudantes cegos, com baixa visão e videntes se beneficiam dos princípios do Desenho Universal aplicados, como informações em Braille e em texto, figuras táteis, textos em fontes grandes e contraste entre texto e fundo.
Dimensões Básicas
Cada peça possui 80mm de largura, 42mm de profundidade e 5mm de espessura. O números em texto possuem 12mm de altura. O Braille segue o dimensionamento da NBR9050.
Acesso aos modelos
Este produto está em processo de registro. Em breve os modelos digitais estarão disponíveis.